Homenagem a dona Martinha


Dona Martinha
Infelizmente não poderei homenagear (com a medalha Bento Ribeiro Dantas) todas as pessoas que ajudaram a construir um pouco da nossa história, tradição e cultura - por conta do protocolo legislativo que nos limita a conceder um número restrito de medalhas. Porém, entendo que as escolhas que fiz, representam, com dignidade, todas as demais figuras históricas do nosso município, merecedoras de tal homenagem.

E hoje, quero apresentar mais uma mulher que retrata, nas marcas do seu rosto e da sua memória, a história da nossa cidade. Refiro-me a Marta dos Santos Almeida, popularmente conhecida como dona Martinha.

Com seus 89 anos e possuidora de uma memória privilegiada, Martinha nasceu no bairro de Manguinhos, no alto do Poço da Barrica. Mãe de 05 filhos, 15 netos e 16 bisnetos, ela atualmente vive no bairro do Centro de Búzios com alguns dos seus filhos e netos.

Martinha começou a trabalhar muito cedo e desde os 12 anos de idade ganhava a vida como lavadeira, tendo se ocupado nesta profissão até os seus 16 anos. Depois se dedicou ao ofício de fazer feixe de lenha para vender aos moradores locais, já que era comum – naquela época – o uso do fogão a lenha.

Em meados de 1940, Martinha foi trabalhar como doméstica na casa de Luis Hanold Reis (que até então era o dono da Companhia Odeon – Proprietária da maioria parte das terras de Búzios), na fazenda Ferradura, onde trabalhou pelo período de 19 anos. Posteriormente, foi trabalhar na casa da Praia Azeda na qual trabalhou por mais 18 anos, tendo se aposentada logo depois.
Fico muito feliz e honrado em oferecer a esta senhora a medalha do legislativo – medalha esta, concedida a poucas pessoas no município. Que Deus possa dar mais e mais anos de vida a dona Martinha.

Nenhum comentário: